Perfil: Irmãs Barbosa

irmas_barbosaElas não vieram de estados do norte ou nordeste do país, nem do campo ou do interior. Elas são da Paulicéia Desvairada mesmo. No concreto cinzento da cidade é que encontraram a inspiração para dar mais cor a suas vidas. Aprenderam a cantar por meio acaso. Ainda bem pequenas ajudavam a mãe a arrumar a casa e entre uma faxina e outra cantavam para o tempo passar mais depressa. Intuitivamente, Dinah fazia a primeira voz e Edna, a segunda.

Percebendo as duas belas vozes que tinha dentro de casa, seu Osvaldo, o pai, que também é músico, resolveu incentivar as filhas a trilharem a carreira artística. Amante da boa música sertaneja de raiz, ele passou a mostrar a beleza dos sons da terra e aos poucos foi lapidando o talento das meninas como dois diamantes. As horas intermináveis de estudo de voz, afinação  e ensaios aos poucos foram preparando o terreno para que o dom das irmãs logo se firmasse definitivamente.

Sem perder tempo, seu Osvaldo tratou de inscrevê-las em festivais de música sertaneja e a confirmação do talento das meninas vinha sempre com os primeiros lugares conquistados. Marcaram presença, por dois anos consecutivos, no Festival Arizona promovido pela rádio Globo, o mais importante e decisivo da carreira delas. Em 1979 ficaram em segundo lugar e no ano seguinte arrasaram com o primeiríssimo lugar.

Sem dúvida, a experiência em festivais foi decisiva para garantir maturidade, coragem e o preparo de Edna e Dinah. Gravaram o primeiro disco pela RCA, com destaque para a música “Sanfona Xonada” (José Felipe e Paulo Gaucho). A interpretação de Edna e Dinah foi tão sensível que impressionou os profissionais da gravadora Continental, que não tardou em levá-las a fazer parte do seu cast. Pela Continental gravaram três discos, tendo como destaque as músicas “Pra que” (José Fortuna e Paraíso), “Menina Moça” (Fátima Leão), “Grita Coração” (Antônio Carlos e Jocafi .O quinto disco foi lançado pela gravadora RGE e o destaque é para a música “Querer e Perder” (Ray Girado).

Pela gravadora Velas lançaram seus dois seguinte trabalhos,  sendo estes, os primeiros CDs da carreira, onde se nota o esmero, no que diz respeito a repertório e interpretação.

Considerada uma das duplas , mais afinadas do Brasil, as Irmãs Barbosa, Edna e Dinah, imprimiram ao longo de sua carreira, a versatilidade como característica marcante ao interpretar de modo único os grandes clássicos da música sertaneja.

‘Edna e Dinah formam um duo perfeito. É difícil encontrar duas vozes que combinam tanto! Elas são as nossas queridas “meninas Barbosa” como são chamadas no programa “Viola, minha viola”. Têm uma carreira brilhante desde muito pequenas, se não me engano há vinte e três anos.  Sempre  muito bem acompanhadas pelo pai  “Seu Barbosa”, gravaram pela primeira vez o “Viola” em 1981. Desejo mais e mais sucesso a essas meninas que cantam e transmitem sentimentos lindos sem gritos e trejeitos inúteis. Beijos da Inezita’ 

INEZITA BARROSO

DISCOGRAFIA

As Pioneiras (1983)
Flor Morena (1985)
Irmãs Barbosa vol 3 (1986)
Irmãs Barbosa vol 4 (1988)
Irmãs Barbosa - Edna e Dinah vol 5 (1996)
Irmãs Barbosa - Edna e Dinah vol 6 (1998)
Edna e Dinah vol 7  (2000)
Irmãs Barbosa - Coletânea de Sucesso (2009)

Para conhecer mais duplas e artistas, clique aqui.

Imagem de Amostra do You Tube

URL curta: http://porteirabrasil.virgula.uol.com.br/?p=8734

Publicado por em 5 abr 2011. Arquivado em Perfil. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

23 Comentários para “Perfil: Irmãs Barbosa”

  1. Ademir Panella

    São duas Gracinhas…
    Sou fã desde que cantaram aqui em Araraquara no programa do Nhô Zélio.
    Um grande beijo para Edna e Dinah.

  2. thiany

    como faço para adquirir o dvd?

  3. zico

    vi elas no programa terra da padroeira, me apaixonei pela voz das meninas, e sao muito lindas. pena q nao conheci elas antes.

  4. SUÉLI RODRIGUES

    AOS DOMINGOS,QUANDO MENININHA EU ASSISTIA COM MEU PAI O PROGRAMA VIOLA MINHA VIOLA(EITA PROGRAMA QUE EU GOSTO)…FICAVA MARAVILHADA COM ESSAS VOZES SINCRONIZADAS…SAUDADES

  5. JOSE GONZAGA TONON

    SEM DUVIDAS, O MELHOR DUETO BRASILEIRO QUE JÁ OUVÍ. AFINADÍSSIMAS E MUITO SIMPÁTICAS. AGRADÁVEIS AOS OUVIDOS E AOS OLHOS!

  6. José Borges de Oliveira

    Sou fã apartir do momento em que vi elas cantarem no youtub, imagina se eu tivesse visto ao vivo, são demais, cantam muito bem estão de parabéns, suas vozes não tem grito e sim afinação. bjos
    Borges.

  7. Jodeil M. dos Anjos

    Voces sao lindas e eu não me canso de ouvi-las. Quando voces vem ao Rio de Janeiro ? beijos.

  8. Car

    Meninas, vou revelar um segredinho meu à vcs duas: Vocês me fazem chorar e rir ao mesmo tempo, a Edna tem um jeitinho de menina sapéca quando canta, que enfeitiça, e a Dinah tem uma vóz lindíssima cantando sózinha, de forma que quando as duas vozes se juntam, é algo inenarrável, e simplesmente com palavras fica difícil explicar o burbulhão de sentimentos que nos proporciona. Parabéns, vcs são merecedoras de todo o sucesso que teem, e volte a gravar o mais rápido que puderem . . . Seus fãs à esperam. Beijos com carinho!
    Car.

  9. Valdomiro da Silva

    Eu acompanho a carreira desde a sanfona xonada (inicio da carreira) destas brilhantes cantoras, já não se faz artistas musicais (sertanejo ou caipira) como no passado, parabéns pela brilhante carreira e continue com a simpatia que sempre acompahou voces duas.

  10. jose de palma cariacica .e.s

    eu sou fan no 1. destas lindas morenas tenho 5 lps delas minha indignaçao e contra as gravadoras de cds que todos os dias procuro em lojas e no mercado livre e nunca vi os 3 cds que elas gravaran os lps sao facil ate hoje mais os cds nunca encontrei lps chego a ter duas coleçoes se gastar uma tenho outra …abraços para elas . peço que nunca mais paren de cantar .pois voces sao afinadissimas demais………

  11. Jane

    Por favor, preciso saber se as Irmãs Barbosa tem DVD.Quro dar de presente para meu pai.Me respondam com urgencia.

    Obrigada.

  12. Por favor, informar como conseguir a agenda delas..
    Obrigado.

    Jacomel

  13. ASSISTI AS IRMÃS BARBOSA NA CULTURA E FIQUEI MUITO ALEGRE AO LEMABRAR OS TEMPOS DO ZE RUSSO NA RECORD NO HORARIO DAS 20HS,SUADADES SAUDADES MAS ESTA MENINAS SÃO DEMIAS FELIZ 2013-ABSÇ ADEMAR BERTOLDO RADIO PEROLA DA SERRA FM RIB.PIRES

  14. jose almeida

    olha, depois de ouvi-las com as vozes trocadas e em seguida ler o depoimento da nossa magnanima Inezita, fui procurar no dicionario um adjetivo que pudesse classifica-las, juntei todos, e nao consegui sequer atingir a metade do que são,nem precisa dizer o quanto sou fã,a beleza das 2 nao se dar somente nas vozes,e sim na descontração de ambas, vou resumir numa so frase, és as (BELAS ) da música sertaneja.

    obs: gostaria muito de conhecer a agenda de shows, quem sabe nao realizaria o desejo de ve-las ao vivo? 1000km é muito pouco pra impedir isso.

  15. André Araújo

    Gostaria de saber o telefone de contato….obrigado

  16. Jairo Reis Soares

    Adoro Vçs. parabéns meninas.Suçesso.!!!!!!!!

  17. Marleine volpi

    Irmãs Barbosa, estamos convidando vcs. p/ participarem do nosso programa “Varanda e violeiros” que vai ao ar pelo site http://www.tvspl.com.br
    Entrem em contato conosco pelo e-mai ou pelo fone (11) 26850243
    Abraços.
    Mariea e Marleine As Irmãs Volpi

  18. Fábio Nerys Dias

    como conseguir cd ou dvd das irmas barbosa?
    gostaria muito!!!!!

  19. Maria Maia

    Irmas Barbosa, VII seu show na sertaneja de Aparecida hoje dia 6 de dezembro,
    Gostei muito , já conhecia vcs, mas hoje foi muito bom na música grão da terra.
    Gostaria de parabenizar vcs saber como fazemos para conhecer vcs e cantar para nos aqui em Divinópolis.
    Meu pai esta com 93 amos e adora vcs.
    Queria muito dar esse presente para ele.
    Um abraço e aguardo seu contato
    Maria Maia
    Facebook Maria Maia

  20. fatima sabino

    gosto de mais davoz que voceis tem acho maravihlosa efico encantada ao ouvir voceis cantandosempre que posso entro na internte so pra ouvir suas musicas que tambem sao maravihlosas parabem que deus as a bençoeaprendi a gostar de voceis des do volume 4 beijos sua fa fatima sabino de guaruhlos sao paulo

  21. Milton Celio

    Quero apenas adocar todos comentarios elogiosos as Irmas Barbosa. Acho uma excelente dupla, e atraves do youtube tenho curtido muito as suas musicas Triste berrante e Solidao de amigos. As suas vozes sao lindas, aliadas as suas simpatias para interpretarem sempre belas cancoes. Parabens e desejo a divina dupla eterno sucesso. .

    Milton Celio
    USA

  22. Léo

    Sem duvida alguma , essas lindas meninas valorizam a boa musica brasileira. Sucesso!

  23. EZECK HANDRA

    OLHA EU JÁ TINHA ESCUTADO FALAR DAS IRMÃS BARBOSA MAS GUANDO EM 2013 PELA INTERNET TIVO A FELISIDADE DE CONHECER LAS.E HOJE SOU FÃ DA DUPLA. JÁ PROCUREI OS CDS DELAS MAIS NÃO ENCONTRO.AQUI EM BRASILIA DF SEI QUE É DIFICEL MAIS O SONHO VER ELAS PESSOALMENTE EU TAMBEM SOU UM SIMPLIS CANTOR E COMPOSITOR SERTANEJO A HISTÕRIA SUAS É MUITO PARECIDA COM A MINHA. EU AMO VC SI QUISEREM CONHECER ALGUMAS DAS MINHAS COMPOSIÇÕES ENTRE EMCONTATO COMIGO TEL 61 9956-8200 OU NO MEU EMAIL ABRAÇO

Deixe uma Resposta

Imagens

Designed by Gabfire themes